Renato Ricci é pau­lista, desde cedo exer­ceu car­gos de lide­rança, pos­sui uma vivên­cia de mais de trinta anos como con­sul­tor, coach, mentor e trainer, nas áreas de ges­tão de negó­cios, estratégia e carreira. Pales­trante e faci­li­ta­dor em diver­sos temas, entre eles lide­rança e estra­té­gia orga­ni­za­ci­o­nal, trei­nou mais de 5.000 pes­soas durante os últi­mos anos.

É autor de mais de dez livros sobre lide­rança, ges­tão de negó­cios e coa­ching, publi­ca­dos no Bra­sil, EUA e Europa, entre eles, o mais recente: “Mentoria Estratégica”. Pos­sui ampla expe­ri­ên­cia inter­na­ci­o­nal. Desen­vol­veu tra­ba­lhos sobre Lide­rança com Foco no Cli­ente rea­li­zado junto à Ritz Carl­ton Com­pany em Atlanta e Bar­ce­lona (única orga­ni­za­ção a ven­cer duas vezes o Prê­mio Mal­con Bal­drige americano). Junto com Tim Gallwey – reconhecido como o pai do Coaching – ele fundou em 2012 a primeira The Inner Game International School no Brasil. Hoje a escola possui centros de treinamento nos EUA e Europa, em países como Espanha, Itália, República Tcheca e Portugal. Ricci é editor também do blog Gestão Positiva da Revista Exame. Teve a opor­tu­ni­dade de par­ti­ci­par de trei­na­men­tos e con­fe­rên­cias com Anthony Rob­bins, Tim Gallwey, David Coo­pe­ri­der, Mar­tin Sel­lig­man, Daniel Pink, Guy Kawasaki, Robert Diltz, John Whitmore, todos gran­des espe­ci­a­lis­tas em apren­di­zado e desen­vol­vi­mento pessoal. Foi pioneiro em trazer às organizações o tema psicologia positiva, uma nova forma de enca­rar as ges­tões empre­sa­ri­ais e car­reira exe­cu­tiva. Seus cli­en­tes hoje são empre­sas, exe­cu­ti­vos, ges­to­res bus­cando algum tipo de desen­vol­vi­mento, jovens em fase de deci­são de car­reira, empre­sá­rios e pro­fis­si­o­nais em transição. Tem sido refe­rên­cia da imprensa em assun­tos rela­ti­vos lide­rança, ges­tão empre­sa­rial, vida exe­cu­tiva e carreira. É fundador do Creative Learning Institute e criador do método Mentor Talks®. Entre seus cli­en­tes estão empre­sas de renome como Mercedes-Benz, Vivo, Grupo Pão de Açu­car, Alpar­ga­tas, Banco Itaú, Biolab, Vivo, Sindipeças, ZF-Sachs, Banco Daimler, Band TV, entre outras. Minha Trajetória em 30 Anos

 

Um Pouco de História ao Longo dos Anos

 

2016 – MUITO MAIS!

E 2016 chega com muito mais. Pela primeira vez no Brasil o tema Storytelling Corporativo com o craque James Mcsill. O programa Co-opVision® – uma consultoria que vai revolucionar o mercado – promete balançar as organizações e maximizar os resultados. Nova Missão de Estudos aos EUA, agora com mais empresas. Minuto Mentor – novo projeto e nova forma de compartilhar conhecimento.

 

 2015 – DESAFIOS

O CLI começou o ano com o objetivo de mostrar ao mercado algumas características fortes, que estão permeadas em seus valores. Uma delas é o foco em entregar sempre o melhor, mas não estando preso a formatos e padrões usuais de ensino. Lançamos o primeiro programa no mundo onde cada aluno desenha seu próprio método de aplicação de Coaching. Trouxemos ao Brasil pela primeira vez o Prof. Paul Denisson que aborda o tema Brain Gym há mais de vinte anos nos EUA e Europa. Fizemos nossa primeira Missão de Estudos aos EUA visitando empresas com Disney, Harley-Davidson entre outras. Promovemos o primeiro Fórum Internacional de Coaching com palestrantes de diversos países. Lançamos o primeiro programa de Mentoria Estratégica aplicado à empresas.

 

 2014 – ESTRUTURA-SE O CLI Creative Learning Institute Brasil

Renato Ricci convida Roberta Miranda, parceira na própria TIGIS, a participar de um novo projeto para reunir as experiências citadas aqui e desenhar um ambiente de aprendizagem totalmente diferenciado. A Missão de compartilhar conhecimentos, experiências e ideias é colocada em prática.

 

2012 – TEDXAVPAULISTA

Promovemos o primeiro TEDxAvPaulista versão do famoso evento mundial TED com o tema Descobrir, Inspirar e Agir.

 

2010 – NASCE A TIGIS – INNER GAME SCHOOL

Renato Ricci é convidado à fundar a primeira escola de Tim Gallwey – o precursor do Coaching, o que acontece no Brasil. A escola é implementada e começa a operar no Brasil sendo seguido por República Checa, Itália e EUA.

 

2009 – NASCE A NEWBOOK EDITORA

A editora nasce para atender aos autores que desejam publicar sua primeira obra. Em apenas dois anos de existência mais de 40 títulos publicados. Entre os títulos da NewBook estão best sellers como The Inner Game (Tim Gallwey) e Os Novos Líderes (Paolo Ruggeri) além dos livros de Renato Ricci – Mentes Positivas, Liderando na Crise e Coaching Uma Nova Visão.

 

2008 – PSICOLOGIA POSITIVA

Inovando mais uma vez, começamos a levar para dentro das organizações o conceito prático da Psicologia Positiva. Renato Ricci representa o Brasil na primeira conferência europeia de Psicologia Positiva em Copenhagem na Dinamarca.

 

2003 – FOCO EM PESSOAS

A consultoria assessora grandes empresas, em outros segmentos como logística varejo, e percebe uma aptidão para o trabalho de desenvolvimento de equipes e gestores estratégicos.

 

2001 – COMPARTILHA-SE CONHECIMENTOS

A empresa promove eventos com palestrantes brasileiros e internacionais, de renome. O americano James Lamprecht – considerado na época pela revista Quality Digest como o guru atual da Qualidade visita o Brasil para uma série de palestras.

 

1998 – PIONEIRISMO

A empresa começa a se envolver em projetos diferenciados de consultoria e treinamento em segmentos que, na época, eram ainda inexplorados. Surgiram parcerias importantes nas áreas de educação, hotelaria e turismo e meio ambiente. Renato Ricci é convidado a conhecer a operação da cadeia de hotéis Ritz Carlton nos EUA e Europa – única organização a vencer duas vezes o prêmio americano da qualidade Malcom Baldrige.

 

1992 – UM NOVO RUMO

Nasce a Qualitec Consultoria uma empresa com foco mais abrangente e atendimento de diversos segmentos.

 

1990 – COMEÇA UMA AVENTURA

Um jovem engenheiro, Renato Ricci,  é convidado por um amigo mais experiente para alçar um voo solo. Nascia uma empresa de treinamento e consultoria focada em gestão de negócios e qualidade. Alguns meses após a sua inauguração, o Brasil enfrenta uma de suas mais duras crises com a chegada de Fernando Collor ao poder.

83761512-1